fbpx

Humanização empresarial, contratando pessoas ou adquirindo recursos?

“Organizações são pessoas e pessoas são organizações”, com essa frase de Chiavenato levantamos a questão, quem são as pessoas que trabalham dentro das organizações? O que elas esperam da empresa e dos seus líderes? Todo gestor já deve se ter perguntado isto pelo menos uma vez ao ter de lidar com as situações criadas e trazidas pelos seus colaboradores. Foge a percepção o quanto é complexo manter, prover e controlar o ambiente interno das empresas.

O clima organizacional é a “temperatura” do ambiente interno da organização, e afeta diretamente o sucesso da empresa e sua capacidade de mudança e inovação. Estando presente no cotidiano das pequenas coisas que acontecem dentro da empresa, se formando a partir das relações interpessoais que se estabelecem, influenciada pelas crenças das pessoas e seus objetivos. Assim, organizações são pessoas, e o clima organizacional são mantidos por elas, sendo que cada uma delas tem seus próprios objetivos e particularidades, gerando demanda diferentes dentro das organizações, e estar preparado para lidar com isso é o grande desafio em agregar e manter os colaboradores.

As pessoas são o tema de nossa era, pois o diferencial está nelas, no conhecimento que elas geram e mantém, e na sua capacidade de adaptar e criar. Entender sobre pessoas, não é tão somente saber o que as motiva ou como lidera-las, é tornar a organização mais humana. Uma empresa humanizada está voltada para seus colaboradores e ambiente em que eles estão inseridos, buscando agregar valores que demonstrem que é possível obter sucesso econômico de forma responsável.

Ser uma empresa humana vai além do desenvolvimento de políticas recursos humanos, é se tornar acessível as pessoas e conseguir extrair o melhor delas, e ao mesmo tempo, a organização oferecer o seu melhor a elas. Nesta troca mútua, a empresa e seus colaboradores conseguem situar condições favoráveis ao desenvolvimento e inovação, em um ambiente propício para que as pessoas se mantenham motivadas.

Para empresa, tornar-se “humana”, é um desafio contínuo, e os sistemas de Recursos Humanos são uma grande ferramenta que possibilita essa mudança. Sendo um instrumento que oferece conhecimento, aliado a uma premissa técnica, permitindo a instrumentalização da empresa frente aos desafios do mercado e do ambiente empresarial em constante mudança.

Afinal, o que são as pessoas se não a chave para o sucesso, dotadas de suas complexidades e unicidades, são elas que compõem as possibilidades para superar os desafios. O advento da humanização empresarial nos oferta a possibilidade de novas condições de desenvolvimento, e também, de compreender que os colaboradores são entendidos como humanos e não somente recursos, pois “as pessoas são a organização”.

Por Daniel Pereira
CRP 06/133239
Equipe Perfix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assim que enviar os dados o download será feito automaticamente.