A Performance da equipe impacta no seu negócio

Toda empresa é feita de pessoas e mantê-la lucrativa depende de vários fatores, entre eles o engajamento da sua equipe.
Existem diversas formas de incentivar o desempenho e motivação de cada
colaborador que afetam diretamente em suas atividades para o funcionamento da empresa. Por isso, é importante identificar fatores que impactam no dia a dia de cada pessoa e, se preciso, reaver e melhorar pontos que possam colaborar para a performance do negócio como um todo.

Aliando as situações

1- Falta de engajamento: todos gostamos de novidades, e a falta de entusiasmo pode estar relacionada à motivação do colaborador. Crie novos projetos, novos desafios, novas atividades, para que cada um se empolgue com o planejamento da empresa;

2- Produtividade: acompanhe os indicadores de desempenho e veja quais
mudanças estão acontecendo para analisar individualmente. Uma queda
esporádica pode não ser nada, mas alguns meses subsequentes de queda
podem indicar problemas;

3- Desmotivação: é preciso acompanhar a execução de tarefas, dar apoio, estar junto e analisar os resultados. Ter uma comunicação aberta e cultura de feedback são formas de estar próximo e desenvolver a liderança colaborativa.

Fatores de risco

Existem alguns pontos que podem gerar desmotivação e baixa performance dos colaboradores, e os mais citados em estudos recentes sobre o tema estão:

– Infraestrutura: quais são os equipamentos e espaço para que o colaborador desenvolva suas atividades? Leve em consideração as ferramentas, ergonomia, equipamentos para que a rotina não seja estressante;

– Reconhecimento: os esforços precisam ser parabenizados, isso auxilia no
engajamento da equipe para que as entregas sejam produtivas;

– Comunicação: ter um diálogo aberto e direto é um ponto essencial para que as informações sejam transmitidas de forma correta, isso gera confiança e segurança, os colaboradores se sentem ouvidos e partes do negócio;

– Remuneração: os salários precisam ser compatíveis com as entregas solicitadas dentro de cada cargo, por isso a parte financeira deve estar a altura da média salarial e, se possível, ser melhor do que isso, para que um bom colaborador não se sinta desvalorizado e peça demissão.

A desmotivação é uma potência muito grande que impacta negativamente nos resultados de uma empresa. A performance da sua equipe depende de como cada pessoa é tratada, como ela é ouvida e como ela se sente parte do negócio. Por isso, observe os sinais e evite que esses pontos aconteçam.

Um bom líder está preocupado com as pessoas que com ele fazem a empresa crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *