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O desafio de gerir comportamentos

De modo geral, os indivíduos possuem comportamentos distintos, e isso, pode trazer inúmeros problemas para o ambiente corporativo. Este desafio surge pelo fato de que as pessoas não mudam de comportamento em massa, simultaneamente e em um período curto de tempo. Pelo contrário, é necessário o constante acompanhamento e atuação, em nível individual, ao mesmo tempo em que, como estamos falando de organizações, é fundamental garantir um clima geral favorável.

Por isso, o primeiro passo para se gerir comportamentos de forma assertiva é desdobrar e especificar adequadamente o objeto que se pretende desenvolver, ou seja, é preciso utilizar uma série de métodos para tornar clara e uniforme a definição do que se espera dos colaboradores.

Além disso, é preciso estar atento à questão da temporalidade, pois não é possível  estabelecer que em 06 ou 12 meses todos tenham o comportamento muito bem desenvolvido.

Na verdade, as pessoas possuem tempos diferentes de evolução, e isto é um fato com o qual os gestores precisarão lidar. Portanto, os comportamentos serão gradativamente aprimorados.
Cabe ressaltar que, quando trabalhamos comportamentos, embora tenhamos a questão das diferenças individuais, é essencial que haja ações focadas “indivíduo por indivíduo”, tendo em vista que comportamentos precisam de vigilância e atenção personalizada e constante.

É fato que os comportamentos de todos os membros de uma instituição não serão totalmente uniformes, mas, sabendo geri-los, o comportamento institucional geral em “iniciativa” será semelhante, só que manifestado de forma peculiar por cada empregado. Por isso, é importantíssimo termos uma direção bem definida do que queremos para o negócio.

A gestão comportamental introduz eixos que devem estimular os colaboradores em direção a determinados perfis de atuação, influenciando também a cultura. A quantidade de variáveis que determinam o comportamento é tão ampla e complexa que o efeito obtido é sempre geral e amplo, com cada indivíduo respondendo de forma diferente aos estímulos recebidos e direção determinada. A eficácia desta gestão será impactada diretamente pelas ferramentas empregadas, qualidade do programa construído, perfil do público trazido pelo recrutamento e seleção, etc.

Quando bem praticada, a gestão comportamental tem o poder de alavancar o negócio, gerando grande diferencial frente aos demais players do ambiente, fortalecendo o clima organizacional, potencializando resultados e gerando sustentabilidade no longo prazo.

Outro benefício é a capacidade de fortalecer a missão, visão e valores, visto que os comportamentos fomentados devem estar alinhados aos mesmos. Podemos aqui apresentar também outro ponto de grande relevância para organizações engajadas com as melhores práticas de gestão, que é o fato de que quanto mais induzimos e enraizamos valores e comportamentos na organização, menor será a necessidade de controle sobre esses, pois eles possuirão manifestação espontânea e natural quando colocados em situações que os demandem.

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