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Softs skills: por que elas são importantes?

Sabia que nem toda competência profissional tem relação com a sua formação técnica? Várias questões comportamentais também entram no jogo. Quando falamos nisso, saiba que é importante entender o que são as soft skills.

Elas fazem parte da nova rotina do trabalho e podem ajudar a ter sucesso na carreira. Pode ter certeza: com as habilidades certas, você terá a chance de chegar muito mais longe na profissão!

Afinal, o que são as soft skills?

As soft skills também são conhecidas como “habilidades comportamentais”. Ou seja, elas estão ligadas à forma como você age em determinadas situações — com destaque, é claro, para o ambiente de trabalho.

Essas competências pessoais estão ligadas à maneira como tomamos decisões e como nos relacionamos com as pessoas. Entre elas estão a comunicação, a empatia, o trabalho em equipe, a liderança e tantas outras.

São capacidades que não podem ser medidas (diferentemente de conhecimentos técnicos). Porém, são aprimoradas com as técnicas certas.

Por que elas são importantes para os profissionais?

Após descobrir o que são as soft skills, é essencial entender por que elas são tão relevantes. Esse é o melhor jeito de reconhecer porque esse desenvolvimento deve ser uma das suas prioridades.

As mais valorizadas:

Comunicação – Ter a habilidade de saber se comunicar de maneira clara e objetiva é um diferencial importante no mercado de trabalho. Além disso, é preciso ter consciência do momento certo de falar e de ouvir.

Liderança – Existem cursos de liderança e maneiras de desenvolver essa habilidade, mas, geralmente, essa característica faz parte da inteligência emocional de cada indivíduo.

Colaboração – É importante que os profissionais colaborem e trabalhem em equipe, pois, desse modo, cada um pode usar suas melhores características e auxiliar na atividade dos outros.A colaboração é fundamental para o clima organizacional. Um ambiente colaborativo é mais saudável para os funcionários e ajuda no estreitamento das relações entre eles.

Empatia – Saber colocar-se no lugar do outro é uma habilidade imprescindível para qualquer profissional. Essa postura é normal para quem sabe tratar todos com respeito e educação, principalmente em situações mais difíceis.

Resiliência– Saber como passar por momentos desafiadores e ter força para recomeçar, normalmente significa maior maturidade. Não é uma habilidade facilmente desenvolvida, pois é necessário passar por experiências mais desafiadoras. É preciso entender que errar é parte do aprendizado profissional para, dessa forma, persistir até conseguir avançar em determinado processo ou que algo seja finalizado.

Criatividade– A criatividade está relacionada com a capacidade de inovação, com o pensamento diferenciado. O colaborador criativo é capaz de apresentar soluções diferentes para os problemas e consegue pensar fora do padrão, o que é muito útil para o desenvolvimento da empresa.

Ética – Esse é um diferencial relevante no meio corporativo, no qual a competitividade e outras situações podem provocar comportamentos ruins. Quando o colaborador é ético, nessas ocasiões, demonstra maturidade e preparo para lidar com os desafios da empresa.

Como desenvolver?

Quais delas você já identifica no seu time ou vê como pode auxiliar para que eles desenvolvam e aprimorem?

Se estiver em busca de mais engajamento e performance da sua equipe, entre em contato para que possamos te apresentar nossa metodologia exclusiva, que coloca cada colaborador como protagonista do seu desenvolvimento profissional.

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