Tempos de incertezas: foco na cultura como base de sobrevivência

Você já deve estar cansado de ler sobre o coronavírus e as mudanças que isso tem impactado no nosso dia a dia, seja ele no âmbito profissional como no pessoal.                                                                                                                        
Discussões relevantes como trabalho remoto, produtividade dos times e reflexos na economia têm  tomado conta das nossas redes sociais e noticiários.                                                                                                                        
Para manter as bases da sua empresa forte, nada melhor do que a cultura empresarial para aliar toda a ansiedade dos colaboradores. Afinal, valor, visão compartilhada e postura de lideranças são fundamentais para fazer com que os times fiquem unidos neste momento e todos possam se ajudar diante dos novos desafios apresentados.                                                                                                                       
Cultura organizacional
São conjuntos de hábitos e crenças através dos valores, atitudes e normas compartilhadas pelos integrantes de uma empresa.
Também representa as percepções da liderança e colaboradores, assim como reflete a forma de pensar que predomina na organização. Isso significa que a cultura corporativa é a representação das normas não escritas e informais que orientam o comportamento das pessoas em uma empresa.                                                                                                                                                                                                                                             
Exemplo pela liderança
Esse é um momento em que as lideranças precisam ser responsáveis pelo comprometimento com a cultura da empresa, fazendo com que isso seja prioridade para todos os times dentro do negócio. Elas podem abrir diálogos frequentes para entender melhor métodos remotos para trazer a cultura de forma mais presente no dia a dia de cada colaborador. Como também criar novos hábitos para que a sensação de conforto e cuidado esteja presente com os times.                                                                                                                       
Controle com confiança
No home office, a confiança precisa ser parte integrante dos processos de uma empresa, afinal, é necessário olhar para os resultados entregues no final do dia e não para a quantidade de horas trabalhadas.
Delegar responsabilidades é essencial para que um time se sustente sozinho e consiga consolidar a cultura da empresa, reavaliando e dando lugar para novos hábitos, comportamentos e valores.                                                                                                                       
Transparência estratégica
Mostrar as ações da empresa de forma transparente é uma medida estratégica para que o cenário de medo e incerteza não impacte na produtividade dos seus colaboradores.
Por isso, crie canais que tornem as informações acessíveis, pode ser uma plataforma de gerenciamento de atividades, um diário semanal com as novidades para o time ou um grupo de interação entre os colaboradores.                                                                                                                                                               
Estímulo à adaptação
Falar sobre adaptação e se reinventar são assuntos pertinentes para o momento, porque nenhum de nós será mais o mesmo ao sairmos de tudo isso. Ações simples, como mensagens com dicas, avisos e conteúdos focando na saúde mental das pessoas e no crescimento de cada uma delas, são métodos eficientes para que isso aconteça.                                                                                                                       
O que fazer neste momento?
Estamos falando de cultura organizacional de uma forma bem simples e prática e por isso é inevitável que apareçam outras mudanças e outros comportamentos fora da curva.                                                                                                                       
Por isso, esteja atento às novas tendências e veja quais podem ser aplicadas no seu negócio, de forma que a cultura seja preservada, e abra sempre espaço para a melhoria dos processos e das relações humanas como forma de inovação e criatividade.                                                                                                                       
Se quiser saber por onde começar tudo isso, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *