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Por que ter uma arquitetura de cargos alinhada pode trazer melhores resultados?

arquitetura de cargos
A arquitetura de cargos constitui-se em alinhar, de maneira clara e objetiva, as funções a serem desempenhadas por cada cargo, assim como, os perfis de colaboradores ideais para eles.

Você já conhece a arquitetura de cargos? E sabe por que ela pode melhorar os resultados da sua empresa?

Se a resposta para alguma dessas perguntas foi ‘não’, então leia até o final nosso artigo de hoje e entenda!

A arquitetura de cargos constitui-se em alinhar, de maneira clara e objetiva, as funções a serem desempenhadas por cada cargo, assim como, os perfis de colaboradores ideais para eles.

Ou seja, ao utilizar essa estratégia, o processo de seleção e recrutamento será muito mais assertivo, pois o RH terá uma espécie de mapa das competências e comportamentos necessários para a ocupação de cada cargo.

No entanto, não se deve esquecer-se da importância dos valores organizacionais nesta questão, a fim de evitar equívocos ou desalinhamento de expectativas entre colaboradores e empresa.

Deste modo, a utilização da arquitetura de cargos traz inúmeros benefícios, como a diminuição da rotatividade e a ampliação dos resultados do negócio.

Quando uma contratação é realizada de forma equivocada há muitas consequências, como o desalinhamento e insatisfação da equipe, insegurança e queda na produtividade, além de, é claro, o custo financeiro. Logo, esse método tem como objetivo minimizar esses problemas decorrentes da má contratação.

É um processo que ajuda a evitar possíveis frustrações de ambas às partes (empresa e colaborador).

Pensando na relevância desse tema, vamos falar um pouco mais sobre ele e como ele reforça a estratégia da sua organização.

O planejamento e assertividade que a arquitetura de cargos proporciona faz com que seja possível evitar muitos problemas em um intervalo de médio para longo prazo, por isso, listamos aqui algumas vantagens na adoção dessa prática:

Produtividade

Funcionários bem alocados em suas respectivas atividades e funções, de acordo com suas competências e comportamentos, tendem a produzir mais e melhor.

Eficiência

Ao elaborar a arquitetura de cargos, fica mais fácil:

  • identificar se há alguma sobrecarga de atividades em determinado setor;
  • questionar se todos os cargos são realmente necessários na estrutura de sua organização;
  • saber se algum departamento deve ser reestruturado devido à improdutividade na equipe ou por pouca ativação.

Formação de equipes de alta performance

Contratar as pessoas certas para as posições corretas farão com que as equipes atuem com engajamento na melhoria da qualidade dos serviços, formando assim, equipes comprometidas e de alta performance.

Diminuição da rotatividade

Um ponto já citado anteriormente, mas que vale ressaltar é a diminuição de rotatividade devido ao processo de recrutamento e seleção ser mais assertivo.

Melhora no clima organizacional

Devido a todos os benefícios citados anteriormente, a consequência direta é a melhora no clima organizacional e o reforço da cultura do negócio.

Como podemos perceber, a arquitetura de cargos é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e segmento de atuação, afinal, ela é um norte, não são para a atração de talentos, mas também na educação, gestão e manutenção dos mesmos.

Por meio dela, os gestores podem estruturar equipes sólidas, que buscam se desenvolver cada vez mais e trabalhar para a melhoria contínua do negócio.

Quer saber mais como é desenvolvido e organizado a hierarquia de cargos?

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