fbpx

Técnicas de gestão de desempenho: Saiba mais!

Você já ouviu falar da gestão de desempenho?

Resumidamente, ela é uma técnica que avalia e melhora a performance dos colaboradores, com a finalidade de otimizar a produtividade da empresa.

Muitas organizações já utilizam a gestão de desempenho em seus ambientes empresariais, pois é uma ferramenta extremamente útil para medir e potencializar os resultados de uma organização, por meio da eficiência e rendimento de seus colaboradores.

A principal finalidade da gestão de desempenho é estimular as competências e habilidades de cada profissional. Desse modo, são estabelecidos expectativas e o alinhamento das atividades em relação às metas a serem atingidas, implementando melhorias no processo e facilitando assim, o cumprimento dos objetivos.

No entanto, para ser eficaz, a gestão de desempenho precisa estar conectada diretamente às principais diretrizes da organização. Para isso, é necessário um planejamento estratégico, que contenha os seguintes passos:

  • Definição de expectativas – onde se detalha as tarefas, competências e responsabilidades de cada membro;
  • Medição de indicadores de desempenho – os indicadores são índices usados para medir a eficiência do colaborador ao realizar determinada tarefa;
  • Avaliação dos resultados – esta é uma etapa fundamental para rever o que ainda pode ser melhorado.

Ou seja, a gestão de desempenho representa um ciclo completo de análise, avaliação, e revisão da performance dos funcionários. Após passar por estes três pontos, será possível compreender o que ainda necessita ser melhorado, tanto no âmbito da organização, como dos profissionais.

Como você já pôde perceber, a gestão de desempenho é extremamente importante para a empresa, pois traz inúmeras vantagens, dentre elas:

Otimização de treinamentos e contratações: Ao mapear o desempenho dos funcionários é possível propor treinamentos de forma direcionada, além disso, os gestores serão capazes de realizar melhores contratações.

Maior aproveitamento do capital humano: O processo de gestão de desempenho permitirá que os colaboradores evoluam e cresçam na empresa de maneira assertiva para ambos os lados.

Redução de rotatividade: Ao investir no aprimoramento e carreira de seus colaboradores, os índices de rotatividade tendem a reduzir.

Motivação: O reconhecimento dos talentos e competências dos colaboradores fortalece a motivação de modo geral, afinal, funcionários valorizados produzem mais.

Como visto aqui, a gestão de desempenho é essencial para o cumprimento de metas organizacionais, além de aprimorar e potencializar o talento dos profissionais. Portanto, que tal colocá-la em prática na sua empresa?

Pensando nisso, criamos um curso exclusivo sobre Gestão do Desempenho e Potencial, cujo objetivo é qualificar os participantes a compreender e aplicar técnicas de gestão do desempenho, entendendo os requisitos para sua implementação e fortalecimento da organização no ambiente em que se encontra inserida.

Acesse: https://www.udemy.com/course/gestao-do-desempenho/ para saber mais!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assim que enviar os dados o download será feito automaticamente.