fbpx

Inovação Empresarial: porque as empresas precisam ter em seus processos

Você já deve estar cansado de ouvir falar sobre inovação, mas e afinal como ela deve ser aplicada nos processos das empresas?

Para começar, todos nós buscamos diferenciação e eficiência, sendo que as empresas que oferecem produtos e serviços com soluções que trazem qualidade, obtêm mais sucesso. Por isso que empresas devem otimizar seus processos para entregar aos seus consumidores produtos e serviços com excelência e para o público certo.

A inovação ajuda as empresas a se desafiarem neste mercado dinâmico e competitivo, pegar um processo e transformá-lo em um diferencial é fazer diferente tanto para o negócio como para os consumidores que acreditam na marca da qual compram.

Inovar é parte da gestão

Muitas coisas mudam constantemente e isso impacta em todo o cenário do mercado de consumo. Por isso, buscar diferenciação deve ser parte da gestão. Conversar com colaboradores constantemente, fazer pesquisa com o público são ótimas ferramentas para auxiliar neste processo em que a inovação é uma parte integrante da gestão da empresa.

Inovação em processos

Pensar em nossas maneiras de realizar etapas de processo da empresa, é pensar na cadeia de valor do negócio, para que a mudança faça sentido com a cultura e também com os clientes que são atendidos.

Exemplo de inovação

Um exemplo bem conhecido é o case da Dell, em que os computadores são montados em função das especificações dos clientes, praticamente sob medida para atender suas necessidades.

E para chegar nisso, nada melhor do que usar algumas metodologias que auxiliam na identificação de oportunidades, na troca de ideias, na seleção e no desenvolvimento da inovação.

Design Thinking

Aqui precisamos nos atentar a 4 estágios:

1- Inventar o futuro

Consiste em analisar a situação e encontrar algo que as pessoas precisam, mas ainda não tem.

Assim, no caso de inovação em processos, o foco pode ser tanto um benefício para clientes internos como externos.

2- Desenvolver um protótipo

Nesse caso, poderia ser escolhido um grupo e criar alguns canais de comunicação, por área de atuação de cada um deles.

3- Testar

Com tudo formatado, um período de testes deve acontecer para que se possa coletar feedbacks dos usuários e adaptar a solução às suas reais necessidades.

4- Implantar

Com os atributos do novo processo definido, ele pode ser replicado para toda a empresa com muito mais segurança e assertividade.

Inovação disruptiva

Pensar no que ninguém está fazendo é o que significa a inovação disruptiva, tanto para o público interno como para o externo.

Por exemplo, ter um canal exclusivo para o público interno colocar suas ideias, e outro canal de pesquisa com clientes, pode ser fundamental para que as adaptações sejam realizadas na empresa e a inovação aconteça nos processos.

Processos de atendimento

Levar em consideração o que o público pensa e sente ao comprar da sua empresa é um passo importante para a inovação de processos. Nada melhor do que saber de quem é o seu cliente, como ele se sente, o que achou do produto ou serviço, como acredita que pode ser melhorado, para que assim os processos sejam realizados à medida que o negócio vai crescendo.

De olho nas tendências

A inovação auxilia na descoberta de oportunidades que já existem e que são prováveis no futuro, por isso uma empresa que preza pelo sucesso responde aos seus clientes atuais e também às necessidades organizacionais de olho nas tendências que podem impactar o negócio, sejam elas positivas ou negativas.

Por isso, aprimorar processos, automatizar formas de atendimento, criar games, por exemplo, são ideias que permitem agilidade eficaz e faz com que o negócio use as tecnologias a favor do crescimento da empresa.

Conclusão

A inovação empresarial são mudanças para o público interno e externo que de alguma forma traga benefícios no processo de produção, de atendimento, de qualidade e de produtividade do produto ou serviço da empresa.

E se você quer saber como pode aplicar isso na sua empresa, com o foco na gestão de pessoas, entre em contato para conhecer mais sobre nossa metodologia em que a cultura está alinhada com todo o processo de gestão e inovação de um negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *