fbpx

Sete estratégias para lidar com o estresse

O termo estresse denota um Conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores. Esse conjunto de perturbações provocam excitação emocional e disparam um processo de adaptação caracterizado, entre outras alterações, pelo aumento de secreção de adrenalina.
Abaixo listamos sete estratégias para lidar com o estresse:

1. Entenda o que está lhe causando o estresse:
Várias podem ser as causas (término de relacionamento, mudança de emprego, nascimento de um filho) esse processo é individual e cabe a você compreender o que está passando. Ao descobrir quais situações são essas, será mais fácil traçar estratégias para lidar com o estresse.

2. Reorganize suas atividades:
É interessante pensar nas atividades que desempenhava antes de se sentir estressado e comparar com aquelas que tem executado atualmente. Assim você conseguirá visualizar o que deixou de realizar, ou o que está tomando mais tempo em sua rotina.

3. Pratique atividades físicas:
Ao realizar atividade física liberamos neurotransmissores que nos dão a sensação de prazer e bem-estar. A realização do exercício ainda contribui para sua autoestima, propiciando a sensação de objetivo alcançado.

4. Organize sua vida financeira:
A forma como você organiza suas finanças pessoais pode ser um dos fatores que está contribuindo para uma situação de estresse. Existem aplicativos, sites e empresas que podem auxiliar no melhor gerenciamento de suas finanças.

5. Divida as responsabilidades:
É possível que uma sobrecarga no ambiente de trabalho, estudo ou em casa que esteja te colocando em uma situação de estresse. Pense em estratégias e em possibilidades de delegar tarefas a outras pessoas que convivem ou trabalham com você.

6. Inicie uma nova atividade:
Pode ser aquela aula de violão, um novo esporte, um clube de apreciadores de vinho ou de leitura, praticar yoga, pense em algo que dê prazer e que desperte sentimentos positivos.

7. Procure ajuda profissional:
Você já segue algumas dessas dicas e ainda sim percebe que está estressado? Se sentindo cansado ou irritado? Já pensou a recorrer a um auxílio profissional? Existem diversos tipos de terapia que podem lhe auxiliar nesse processo, cabendo a você descobrir o que melhor se adapta a suas necessidades.

Por Stefânia Gonçalves
CREFITO-3/16354-TO
Equipe Perfix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assim que enviar os dados o download será feito automaticamente.