fbpx

Transformação digital é sobre pessoas e não somente ferramentas e processos

A era digital veio para ficar e fazer com que todos possamos interagir, nos informar e consumir de forma mais ágil. O RH tem papel fundamental na transformação digital nas empresas e não somente nas ferramentas e processos, mas sim na humanização com mecanismos capazes de garantir a melhoria no dia a dia das pessoas.

Um exemplo são os boots, robôs dedicados a fazer o atendimento a colaboradores sobre questões relacionadas a pagamentos, plano de saúde e outros benefícios, trazendo autosserviço sem perder o aspecto da pessoalidade. A implementação de metodologia Lean e soluções de design thinking também resultam em um novo modelo de organização dos times, o que torna possível ter mais agilidade nas entregas e um índice maior de satisfação do cliente.

Velocidade da transformação digital

Para que os times acompanhem e entendam as mudanças sobre a sua eficiência, é necessário que o RH crie uma conscientização para que as pessoas as apliquem em suas atividades operacionais e consigam se dedicar em tarefas estratégicas.

É uma mudança de comportamento que traz benefícios a médio e longo prazo, não apenas um processo de implementação de ferramentas que sozinhas não chegam a lugar algum.

Transformação digital no RH

Estar envolvido com a transformação digital no RH é permitir que a tecnologia esteja de maneira central no cotidiano da empresa, influenciando diretamente no fluxo de trabalho das pessoas.

E para isso, é preciso uma mudança cultural, com um mindset voltado para a capacidade inovadora das pessoas, mostrando benefícios e criando uma experiência satisfatória.

Nesse fluxo, o RH passa a ser o eixo central para o seu sucesso, engajando e criando mecanismos de comunicação para que todos se adaptem às mudanças da maneira mais harmoniosa possível, equilibrando as necessidades de toda e qualquer organização: negócio, líderes e pessoas.

Impacto da transformação digital no cotidiano

A transformação digital pode ser vista como uma mudança estrutural nas organizações. Ou seja, esse é um conceito que vai muito além de manter páginas na internet ou comprar equipamentos de última geração. Esta é apenas a presença superficial e física da tecnologia em uma empresa.

Aprofundá-la significa fazer com que esses recursos tecnológicos tenham um papel estratégico central e cotidiano, que influencie diretamente o workflow e envolva a todos em um trabalho colaborativo. Sendo assim, pode ser considerado também um desafio na gestão, muito mais do que no marketing ou nos sistemas de informação.

Maior engajamento e colaboratividade

Somente um profissional de Recursos Humanos consegue dimensionar a satisfação e o engajamento de seus colegas. Esses sentimentos dependem de inúmeros fatores e variam de acordo com a personalidade, os planos e as ambições de cada colaborador.

Quando um time se sente parte integrante e fundamental na empresa, passa a ter mais engajamento e a lutar para que os resultados sejam alcançados.

O RH da sua empresa está realizando a transformação digital com o foco nas pessoas que fazem parte dela?

Se tiver dúvidas ou quiser saber mais deste assunto, deixe nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assim que enviar os dados o download será feito automaticamente.