fbpx

Como o RH fortalece a cultura organizacional?

A cultura organizacional está relacionada aos hábitos, crenças, normas e valores compartilhados pelas pessoas que compõem uma organização. São os princípios que formam a identidade dela e são repassados e fortalecidos durante a sua existência.

Ela é construída, em sua maioria, de forma natural dentro das empresas, pelas experiências vividas. Preocupar-se com a cultura é assegurar que colaboradores, clientes e parceiros estejam em sintonia e engajem o crescimento do negócio. Você sabe qual predomina na sua empresa?

O RH e a cultura organizacional

A cultura precisa refletir os objetivos da empresa e por isso os funcionários têm, dentro da empresa, rotinas e motivações, que vão ao encontro disso. Caso contrário pode ocorrer divergência e impactar na lucratividade, e é aqui que o RH deve intervir, criar processos e planos para alinhar gestores e equipes de forma que todos tenham sinergia.

Como o RH pode fortalecer a cultura da organização?

Essa é uma tarefa que não é tão fácil quanto parece quando falamos dela e para isso é preciso criar ações periódicas para testar a efetividade de cada uma, e mensurar como isso impacta em todos os públicos, sejam eles internos ou externos.

Separamos alguns pontos fundamentais, veja:

Melhore a comunicação interna

A comunicação interna tem papel fundamental na integração. É por meio dela que os valores são repassados de forma mais efetiva, informando às equipes tudo que se passa na organização.

Quando todos se sentem confortáveis para dar feedbacks uns aos outros, os colaboradores tornam-se verdadeiros promotores e defensores dos valores culturais.

Identificação de valores

Saber quais são os valores que devem ser transmitidos pela cultura é essencial para que o alinhamento seja verdadeiro entre todos da empresa. O RH deve começar analisando as necessidades, as diretrizes e como as equipes agem dentro do negócio para compreender o papel de cada um e suas responsabilidades.

Valorização do capital humano

O RH pode encontrar maneiras de recompensar e reconhecer o valor dos consumidores, valorizar cada indivíduo conforme seu trabalho, ideias e inovações para com a empresa, envolvendo-os nos assuntos da empresa para que possam contribuir para melhorias da cultura.

Novas contratações

Os processos de recrutamento e seleção devem estar alinhados com a cultura organizacional para que os valores sejam identificados sem qualquer empecilho.

Clima organizacional

O clima organizacional pode ser fundamental no desengajamento dos colaboradores, no aumento de absenteísmo, na queda de produtividade e nos problemas de saúde dos trabalhadores. Por isso, acompanhá-lo é uma maneira de mostrar que a empresa está preocupada com o bem-estar dos colaboradores.

Quando a energia de um time está baixa, remodelá-lo pode ser uma alternativa para dar novos ânimos. Essa alteração pode ser realizada por meio de uma nova contratação ou estruturação de cargos dos profissionais, o clima ajuda na compreensão do que fazer.

Alinhamento

Todos os envolvidos na empresa precisam estar na mesma página quando falamos de cultura organizacional. O RH tem o papel de garantir que ela seja vivida e exercida pela empresa.
Por isso, nada melhor do que processos internos que mostram os valores a serem seguidos, como eles são fundamentais e como os pilares se fortalecem quando todos estão unidos na mesma causa.


O RH tem papel fundamental na cultura organizacional para garantir uma empresa mais dinâmica e bem estabelecida, além de passar uma imagem positiva para o público interno e externo.


Se você quiser saber mais sobre como o profissional de RH pode atuar e auxiliar na cultura organizacional, clique aqui e baixe nosso e-book.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *